Sobre o Curso

O Curso Internacional de Business and Compliance, composto por aulas expositivas e debates, foi desenvolvido pelo IBDEE em parceria com a Life At Campus.

Nos últimos anos intensificou-se nas empresas brasileiras a adoção de mecanismos rigorosos de controle interno, com o propósito de aumentar a transparência de seus procedimentos e, principalmente, prevenir e minorar a prática de atos ilícitos de qualquer natureza.

Diante deste cenário, o Curso Internacional de Business and Compliance abordará temas relevantes para a aplicação e desenvolvimento do compliance no Brasil e, para tanto, contará com a experiência norte americana sobre o assunto.

Além da análise de normas americanas, como por exemplo o FCPA, serão abordados temas de suma importância, como liderança ética e cultura corporativa do compliance e análise de riscos.

A Lei Anticorrupção, recém introduzida no Direito brasileiro e alvo de inúmeros e acalorados debates, também ocupará lugar de destaque no curso.

As aulas acontecerão nos Estados Unidos, na Barry University, localizada na cidade de Miami, permitindo aos alunos a vivência em uma universidade norte americana.

Programa

DATAHORÁRIOATIVIDADETÓPICOPROFESSOR
10 de Abril9:00am - 12:00pmAula expositivaLiderança Ética e Cultura
Corporativa do Compliance
Bruno Semino
12:00pm - 1:00pmAlmoço
24 de Maio9:00am - 12:00pmAula expositivaRisk Analysis and Management,
Compliance Certification
Nichole Castater
12:00pm - 1:00pmAlmoço
1:00pm - 3:30pmFórum/DebateDebate sobre as aulas do dia 23 e 24Leandro Martinez
25 de Maio9:00am - 12:00pmAula expositivaO Microssistema Normativo de
Prevenção e Combate à Corrupção Brasileiro
Augusto Dal Pozzo
12:00pm - 1:00pmAlmoço
2:00pm - 4:30pmFórum/DebateDebate sobre a aula do dia 25Edgard Leite e Gustavo Marinho
26 de Maio9:00am - 12:00pmAula expositivaOs sistemas de Compliance:
contextualização histórica e visão americana
Richard Montes de Oca
12:00pm - 1:00pmAlmoço
1:00pm - 3:30pmVisita
27de Maio9:00am - 12:00pmAula expositivaCriminal Compliance e a Responsabilidade das EmpresasAntonio Carlos Rodrigues do Amaral
12:00pm - 1:00pmAlmoço
1:00pm - 2:00pmEncerramentoEntrega de Certificados

23 de Maio
9:00am – 12:00pm – Seminário
Liderança Ética e Cultura
Corporativa do Compliance
Professor
Bruno Semino

………………….

12:00pm – 1:00pm
Almoço

24 de Maio
9:00am – 12:00pm – Aula expositiva
Risk Analysis and Management,
Compliance Certification
Professor
Nichole Castater

………………….

12:00pm – 1:00pm
Almoço

………………….

1:00pm – 3:30pm – Fórum/Debate
Debate sobre as aulas do dia 23 e 24
Professor
Leandro Martinez

25 de Maio

9:00am – 12:00pm -Aula expositiva
O Microssistema Normativo de Prevenção
e Combate à Corrupção Brasileiro
Professor
Augusto Dal Pozzo

………………….

12:00pm – 1:00pm
Almoço

………………….

2:00pm – 4:30pm – Fórum/Debate
Debate sobre a aula do dia 25
Professor
Edgar Leite e Dr. Gustavo Marinho

26 de Maio
9:00am – 12:00pm – Aula expositiva
Os sistemas de Compliance:
contextualização histórica e visão americana
Professor
Richard Montes de Oca

………………….

12:00pm – 1:00pm
Almoço

………………….

1:00pm – 3:30pm -Visita

27de Maio
9:00am – 12:00pm – Aula expositiva
Criminal Compliance e a Responsabilidade das Empresas
Professor
Antonio Carlos Rodrigues do Amaral

………………….

12:00pm – 1:00pm
Almoço

………………….

1:00pm – 2:00pm – Encerramento
Certificados

Corpo Docente

• BRUNO SEMINO

Advogado. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Strategic Management of Competitiveness and Innovation pela University of Miami. Ex-Diretor Jurídico e Vice-Presidente Internacional da OAS Engenharia. Sócio da BS Consultoria. Sócio Fundador da Vita Investments.

• AUGUSTO DAL POZZO

Advogado. Professor de Direito Administrativo e Fundamentos de Direito Público na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Convidado do Curso de Pós-Graduação em Direito do Estado na Universidade de La Coruña na Espanha. Professor Convidado do Curso de Pós-graduação em Direito Administrativo da Universidad de Belgrano na Argentina. Doutorando em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-graduado em Management Program for Lawyers e Corporate Governance pela Yale School of Management. Membro do Comité de Coordinadores Nacionales da Red Iberoamericana de Contratación Pública. Título de Mérito da Advocacia Raymundo Faoro do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Árbitro da Câmara de Arbitragem e Mediação da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (CAMFIEP). Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos da Infraestrutura (IBEJI). Presidente da Comissão Especial de Direito de Infraestrutura do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Diretor do Instituto de Direito Administrativo Paulista (IDAP). Membro da Asociación Argentina de Derecho Administrativo (AADA). Membro da International Bar Association (IBA). Membro da American Bar Association (ABA). Membro do Instituto de Advogados de São Paulo (IASP). Membro da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP). Membro Associado Honorário do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial (IBDEE). Sócio Fundador do Escritório Dal Pozzo Advogados.

• LEANDRO MARTINEZ

Advogado. Pós-graduado em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. MBA em Gestão de riscos em seguradoras pela Faculdade Getúlio Vargas. Vice-Presidente de linhas financeiras para América Latina na Chubb Insurance US. Responsável pelo desenvolvimento, análise e subscrição de riscos em contratos de seguros de Fraudes Corporativas (CRIME e BBB) em Instituições Financeiras e não financeiras, seguros de responsabilidade de executivos e responsabilidade profissional, seguros de responsabilidade para ofertas públicas de valores mobiliários, seguros de responsabilidade para gestores em fundos de investimento e fundos de private equity, com atuação nos mercados da América Latina. Ex-Diretor de Linhas Financeiras para a ACE Seguros no Brasil. Atuou como líder em linhas Financeiras e Garantia na Chubb do Brasil, subscritor de Riscos Financeiros na Itaú Seguros e Advogado na AIG Unibanco Seguros.

• GUSTAVO MARINHO DE CARVALHO

Advogado. Mestre em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Direito Administrativo e Financeiro pela Universidad de Salamanca (Espanha). Especialista em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Membro da Red Iberoamericana de Contratación Pública – Espanha. Membro da Comissão Especial de Direito Administrativo do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Diretor Financeiro do Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos da Infraestrutura (IBEJI). Diretor de Comunicações do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial (IBDEE).

• RENAN MARCONDES FACCHINATTO

Especialista em Direito da Infraestrutura pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Especialista em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão – COGEAE/PUC-SP). Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Membro do Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos da Infraestrutura (IBEJI). Membro da Comissão Especial de Direito de Infraestrutura do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Advogado no Escritório Dal Pozzo Advogados.

• NICHOLE CASTATER

Professora e PhD em Finance and International Business pela University of South Carolina. Ex-Professora da Clark Atlanta University, University of Florida e University of South Carolina. Especialista em mercado de capitais, análises financeiras, finanças internacionais e corporativas. Consultora na Alemanha e Rússia.

• RICHARD MONTES DE OCA

Sócio fundador do MDO Partners. Especialista em Direito corporativo, imobiliário, imigratório, Global Compliance e Business Ethics. Consultor em transações internacionais e Global Compliance na Alemanha, Argentina, Brasil, Colômbia, Ilhas Cayman, Irlanda, México, Noruega, Panamá, Rússia, UK e Venezuela. Ex-assistente geral e VP do conselho da Royal Caribbean Cruises e criador do programa de Ética e Global Compliance da mesma empresa.

• EDGARD LEITE

Advogado. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, com especialização em Direito Processual Civil pela Universidade de São Paulo e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Vice-Presidente do Conselho Curador da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE). Vice-Presidente Executivo da Empresa Municipal de Urbanização (EMURB – 1995/1998). Vice-Presidente do Conselho de Administração da Empresa Municipal de Urbanização (EMURB – 1995/1998). Superintendente Jurídico da Empresa Municipal de Urbanização – EMURB (1994/1995). Consultor Jurídico da Delegação Negociadora do Projeto de micro-drenagem da cidade de São Paulo, junto à Secretaria de Planejamento da Presidência da República (SEAIN – 1993/1994). Consultor Jurídico da Missão Oficial da Prefeitura do Município de São Paulo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington DC (1990/1993). Assessor Jurídico Chefe do Gabinete do Secretário de Vias Públicas da Prefeitura do Município de São Paulo (1989/1993). Assessor Jurídico de Depto. de Controle do Uso e Ocupação do Subsolo, da Secretaria de Vias Públicas da Prefeitura do Município de São Paulo (CONVIAS – 1986/1989). Presidente da Comissão Permanente de Direito Administrativo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB – 1999). Integrante do Comitê de Meio Ambiente da AMCHAM – Câmara Americana de Comércio. Integrante do Comitê de Legislação da AMCHAM – Câmara Americana de Comércio. Organizador do Código de Processo Civil, da Editora RIDEEL (1998/1999). Participou de três missões oficiais da Prefeitura do Município de São Paulo ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington – EUA. Membro da Delegação Negociadora do Projeto de Microdrenagem junto a Secretaria de Assuntos Internacionais (SEAIN) da Secretaria de Planejamento da Presidência da República (SEPLAN – Washington / New York / Atlanta – EUA). Membro da Delegação Negociadora junto ao International Finance Corporation (IFC), agência do BIRD, para obtenção do financiamento das Usinas de Processamento com Incineração, Recuperação de Energia Elétrica e dos Materiais Reaproveitáveis (Washington – EUA). Sócio Sênior do Edgard Leite Advogados Associados.

• PERCIVAL JOSÉ BARIANI JUNIOR

Mestre em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-graduação em Contratações Públicas organizado pela Universidade da Coruña, pelo Programa de Doutoramento de Derecho Administrativo Iberoamericano, a Red Iberoamericana de Contratación Pública, o Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos da Infraestrutura e o Grupo de Investigación de Derecho Público Global. Membro do Conselho de Redação da Revista Brasileira de Infraestrutura – RBINF. Membro Parecerista da Revista Internacional de Direito Público – RIBD. Membro do Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos da Infraestrutura (IBEJI). Membro da Asociación Argentina de Derecho Administrativo (AADA). Membro da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP). Advogado. Sócio Titular do Escritório Dal Pozzo Advogados.

• ANTONIO CARLOS RODRIGUES DO AMARAL

PhD, EdM, LL.M., ITP. Professor de Estudos Avançados em Direito Constitucional e de Direito Tributário na Universidade Mackenzie (licenciado). Presidente da Comissão de Direito e Negócios Internacionais da OAB SP (2013-2017). Presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB SP e Vice-Presidente da Comissão de Direito Tributário do Conselho Federal da OAB (2009-2012). Doutor e Mestre em Educação, com distinção (USP), centrado em estudos sobre Ética, Direito e Justiça. Master of Laws (Harvard Law School) e pós-graduado em tributação internacional e comparada, com a distinção de excelência acadêmica (Harvard University International Tax Program). Acadêmico Titular da Academia Paulista de Direito, da Academia Paulista de Letras Jurídicas e da Academia Brasileira de Direito Tributário. Membro Emérito, fundador e primeiro presidente da Harvard Law School Association of Brazil. Conselheiro dos Conselhos Jurídicos da FIESP e da FECOMERCIO SP. Foi diretor de Ernst & Young, no International Tax Department (N. York) e sócio de Richards Butler – International Law Firm (Londres). Sócio da Advocacia Rodrigues do Amaral, na área empresarial (tributária, contratual, internacional, M&A, compliance e investigação corporativa, consultoria, arbitragem e contencioso doméstico e internacional). Autor e co-autor de livros e artigos publicados no Brasil e no exterior. Recentemente, foi nomeado expert por destacada Corte judicial na Inglaterra, envolvendo litígio empresarial de grande vulto, nas áreas do direito constitucional, administrativo, ambiental e criminal empresarial.

Realização

Apoio