
O Curso Internacional de Business and Compliance, composto por aulas expositivas e debates, foi desenvolvido pelo IBDEE em parceria com a Life at Campus cuja primeira e bem sucedida experiência ocorreu em maio de 2016 na Barry University, localizada na cidade de Miami.
Em 2017, mais precisamente entre os dias 10 e 14 de abril, o Curso Internacional de Business and Compliance será ministrado na University of Central Florida, a 2ª maior universidade americana, cujo extenso e moderno campus propiciará aos participantes uma experiência universitária única.
O Curso Internacional de Business and Compliance continuará a tratar de temas relevantes para a aplicação e desenvolvimento do compliance no Brasil e, para tanto, contará com a experiência norte americana sobre o assunto. Além da análise de normas americanas, como por exemplo o FCPA, serão abordados temas de grande relevância, como a importância da ética empresarial para o desenvolvimento do Brasil, o funcionamento do Poder Judiciário norte-americano e a estruturação de um programa de integridade eficiente.
A Lei Anticorrupção, introduzida recentemente no Direito brasileiro e alvo de inúmeros e acalorados debates, novamente será abordada no curso.
Paralelamente às aulas expositivas e aos debates, que também abordarão casos práticos, o Curso Internacional de Business and Compliance organizará atividades extracurriculares, como a visita a um prestigioso escritório de advocacia norte-americano, assim como ocorreu na primeira turma.
As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas, por isso corra e garanta o seu lugar. Em breve confirmaremos os nomes dos palestrantes bem como o escritório cuja visita será realizada.
DATA | HORÁRIO | ATIVIDADE | TÓPICO | PROFESSOR |
---|---|---|---|---|
10 de Abril | 9:00am – 12:00pm | Aula expositiva | A importância da ética empresarial para a construção de um novo país | MARCO TULIO ZANINI |
12:00pm – 1:00pm | Almoço | |||
1:00 pm – 2:30 pm | Opcional | Visita guiada ao Campus | ||
11 de Abril | 9:00am – 12:00pm | Aula expositiva | FCPA, Bribery Act, SOx, Acordo de Leniência (DOJ e SEC), funcionamento da Justiça Americana e obtenção do BAR | JACQUELINE M. ARANGO |
12:00pm – 1:00pm | Almoço | |||
1:00pm – 3:00pm | Exercício prático | Formação de grupos discussões de temas polêmicos | ||
12 de Abril | 9:00am – 12:00pm | Aula expositiva | Estruturação de um programa de integridade eficiente | GONZALO ALBERTO GAYOSO |
12:00pm – 1:00pm | Almoço | |||
1:00pm – 3:00pm | Fórum/Debate | Casos práticos | CÉSAR CAPUTO GUIMARÃES | |
13 de Abril | 9:00am – 10:30pm | Aula expositiva | Aspectos relevantes do compliance no Brasil | MARCOS SÉRGIO RIBEIRO |
10:30 am – 12:00 pm | Aula expositiva | Panorama da Lei Anticorrupção e os riscos da corrupção para o desenvolvimento do país | GUSTAVO MARINHO DE CARVALHO | |
12:00 pm – 1:00 pm | Almoço | |||
2:00 pm – 4:00 pm | Visita | |||
14 de Abril | 9:00 am – 10:30 pm | Aula expositiva | Criminal Compliance | ALESSANDRA GONSALES |
10:30 am – 12:00 pm | Aula expositiva | Finance Compliance | ||
12:00 pm – 12:30 pm | Encerramento | Entrega dos certificados | ||
12:30 pm – 2:00 pm | Almoço |
10 de Abril
9:00am – 12:00pm – Aula expositiva
A importância da ética empresarial para a construção de um novo país
………………….
12:00pm – 1:00pm
Almoço
………………….
1:00 pm – 2:30 pm – Opcional
Visita guiada ao Campus
11 de Abril
9:00am – 12:00pm – Aula expositiva
FCPA, Bribery Act, SOx, Acordo de Leniência (DOJ e SEC), funcionamento da Justiça Americana e obtenção do BAR
………………….
12:00pm – 1:00pm
Almoço
………………….
1:00pm – 3:00pm – Exercício prático
Formação de grupos discussões de temas polêmicos
12 de Abril
9:00am – 12:00pm -Aula expositiva
Estruturação de um programa de integridade eficiente
………………….
12:00pm – 1:00pm
Almoço
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2:00pm – 4:30pm – Fórum/Debate
Casos práticos
13 de Abril
9:00am – 10:30pm – Aula expositiva
Aspectos relevantes do compliance no Brasil
………………….
10:30 am – 12:00 pm – Aula expositiva
Panorama da Lei Anticorrupção e os riscos da corrupção para o desenvolvimento do país
………………….
12:00 pm – 1:00 pm
Almoço
………………….
2:00 pm – 4:00 pm
Visita
14 de Abril
9:00 am – 10:30 pm – Aula expositiva
Criminal Compliance
………………….
10:30 am – 12:00 pm – Aula expositiva
Finance Compliance
………………….
12:00 pm – 12:30 pm – Encerramento
Entrega dos certificados
………………….
12:30 pm – 2:00 pm
Almoço
Advogado, com 20 anos de experiência perante os Tribunais Estaduais e Federais do Estado da Flórida. Juris Doctor da University of Miami e Mestre em Justiça Criminal pela Florida Internation University. Membro desde 1990 do Florida Bar, com atuação nos distritos do Sul, Norte e Central dos Tribunais do U.S. District Courts of Florida. Advogado atuante perante a Suprema Corte dos Estados Unidos. De 2006 a 2008, atuou perante o Comitê de Regras da Corte de Apelação da Flórida. Nos anos de 1994, 2001 e 2007, recebeu o “Prêmio de Atendimento Excepcional Pro Bono“.
Doutor em Gestão Empresarial pela Universidade de Magdeburg na Alemanha. É consultor de empresas, professor de Liderança, Ética Empresarial e Gestão Estratégica de Pessoas da EBAPE/FGV, pioneiro no Brasil nos estudos sobre Confiança e Liderança nas Organizações. Colunista do Jornal Valor Econômico desde 2010, eleito pela ABTD Personalidade de RH do Ano em 2013; atuou com palestrante convidado para o Fórum HSM de Liderança e Estratégia em 2014. Participa como membro do conselho de ética em empresas privadas. Sócio fundador da Symbállein, empresa especializada no diagnostico estratégico da cultura e ativos intangíveis organizacionais. Tem projetos desenvolvidos em várias empresas de grande porte no Brasil e no exterior. É professor associado da Georgetown University (EUA) e da ESADE (Espanha). Professor visitante da Universidade de Magdeburg (Alemanha). Foi professor da Fundação Dom Cabral de 2006 a 2011, atualmente professor convidado. Trabalha como consultor para diversas empresas de grande porte no Brasil e no exterior. Publicou como autor e organizador os livros no Brasil: Liderança baseada em Valores (2009), Confiança – O Principal Ativo Intangível de uma Empresa (2007 e 2016), Gestão Integrada de Ativos Intangíveis (2009 e 2016), Excelência em Gestão Pública (2015), A Ponta da Lança (2014); na Alemanha Trust within Organizations of the New Economy – A Cross Industrial Study (2007).
Advogado, Mestre e Doutorando em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Direito Administrativo e Financeiro pela Universidad de Salamanca (Espanha). Especialista em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Membro da Red Iberoamericana de Contratación Pública – Espanha. Diretor de Comunicações do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial (IBDEE).
Advogado. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro com Especialização em Direito Penal pela Universidad de Salamanca (Espanha). Pós-graduado em Direito Penal e Econômico Europeu pela Universidade de Coimbra (Portugal) em associação com o IBCCRIM. Experiência profissional como sócio no escritório João Mestieri Advogados Associados, como Superintendente Jurídico responsável pela gestão do contencioso penal na Construtora OAS S.A. e atualmente como sócio no escritório Carvalho Costa & Ribeiro Advogados. Cursou Business & Compliance na Barry University, Compliance Immersion e Workshop de Investigações de Compliance, ambos na LEC, além de Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas e Governança Corporativa e Compliance, ambos no INSPER.
Advogada, com grande experiência na área criminal e civil, possui atuação destacada em causas relacionadas a Falsos Ato de Reclamações (FCA), Lei de Sigilo Bancário (BSA) e Foreign Corrupt Practices Act (FCPA). Ex-Procuradora dos Estados Unidos. Durante o período em que ocupou este cargo, foi nomeada Vice-Chefe da Seção de Corrupção Pública e Segurança Nacional, onde supervisionou casos de corrupção pública e de direitos civis, que incluíam a investigação e o julgamento de autoridades federais, estaduais e locais, como policiais, agentes, superintendentes de prisões, juízes ou outros funcionários públicos por suborno, conflito de interesses, desvio de fundos, extorsão e outros delitos conexos. Também atuou em casos que envolviam terrorismo internacional e nacional. Na mesma Procuradoria, atuou na área de narcóticos e supervisionou investigações relacionadas ao tráfico de drogas e investigações de lavagem de dinheiro. Atuou também em casos de tráfico de tecnologia sensível envolvendo a Lei de Controle de Exportação de Armas (AECA), o Regulamento de Tráfico Internacional de Armas (ITAR), o Regulamento de Administração de Exportação (EAR) Ex-Conselheira do Subcomitê das Nações Unidas para a elaboração de resolução destinada a fortalecer a cooperação internacional para a redução da proliferação de armas pequenas e ligeiras.
Advogada. Especialista em implantação de políticas anticorrupção e de lavagem de dinheiro, tem ampla experiência em compliance e direito corporativo, participando ativamente das principais discussões sobre os temas no Brasil. Graduada em Direito, pós-graduada em Direito Empresarial e mestre em Direito Comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), tendo conduzido suas pesquisas na Universidade de Harvard (EUA). Alessandra também tem MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É professora e coordenadora de Cursos de Compliance da LEC – Legal, Ethics and Compliance e professora dos cursos de pós-graduação da FGV do Rio de Janeiro e da Faculdade de Direito de Vitória (FDV), no Espírito Santo. Responsável pela organização do Congresso Internacional de Compliance, maior evento sobre o tema no Brasil. Membro do Comitê de Compliance do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP). Sócia fundadora da LEC – Legal, Ethics and Compliance, revista brasileira e escola de negócios com especialidade em compliance. Palestrante, conferencista e escritora de artigos para imprensa local e internacional. Autora e coordenadora do livro “Compliance – A Nova Regra do Jogo” (LEC, 2016). Participação nos livros “Compliance na Saúde: presente e futuro de um mercado em busca da auto-regulamentação” (Criarmed, 2016) e “Lei Anticorrupção e Temas de Compliance” (Juspodivm, 2017).
Advogado, sócio da César Caputo Sociedade de Advogados, especializado em Direito Público com ênfase em advocacia municipal pela UFRGS, e em Introdução ao Sistema Jurídico Norte Americano pela Washington University (St. Louis, EUA). Desenvolveu e implantou programas de integridade, Códigos de Ética e Criminal Compliance como Coordenador da Assessoria Técnica da Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social do Estado do Rio Grande do Sul e Coordenador da Assessoria de Informação e Gestão da FASE. Atuou como Coordenador Jurídico da Quarta Secretaria do Senado Federal (Brasília, DF) no Gabinete do Senador Sérgio Zambiasi. Foi responsável jurídico pelo consórcio de pequenos municípios para captação de recursos internacionais em parceria com a Caixa Econômica Federal e o BID e Legal Leader do Projex Libya. Participou da Canton International Fair (Ghaungzhou, China), além do Congresso Mundial de Planejadores Públicos (Canadian Institute of Planners), do Congresso Planners For Tomorrow (University of British Columbia) e do World Urban Forum, 2006 da ONU, todos em Vancouver, Canadá. Entre 2013 e 2015 foi Presidente da Comissão Especial de Implementação da TV OAB e Vice Presidente da Comissão Especial de Mercado de Capitais do Conselho Federal da OAB.
As despesas de viagem não estão incluídas no programa e deverão ser reservadas pelos próprios participantes com sua agência de preferência. Para aqueles que desejarem mais informações sobre passagens, hospedagem, dicas de viagens, etc e não tiverem uma agência, sugerimos a Ribeiro Viagens, especialista em Orlando.
Tatiana Ribeiro | +55 21 99266-3642 | taticribeiro@gmail.com
Skype : tatianacavalcantiribeiro
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Data da última atualização: 09/03/2022
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Também consideramos, para determinar o período de retenção apropriado, a quantidade, natureza e sensibilidade dos dados pessoais, o risco potencial de danos por uso não autorizado ou divulgação de seus dados pessoais, os objetivos para os quais processamos seus dados pessoais e se podemos atingir esses objetivos por outros meios.
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O IBDEE possui regras internas que dispõem sobre a conservação e o descarte de dados pessoais visando a assegurar que os mesmos deixarão de ser utilizados no tempo adequado e de forma segura.
É importante que você saiba que nós possuímos regras internas que dispõem sobre a conservação e o descarte de dados pessoais, visando a assegurar que os mesmos deixarão de ser utilizados no tempo adequado e de forma segura.
10 – Quando ocorre o término do tratamento de dados pessoais?
Os dados pessoais serão eliminados após o término de seu tratamento, inclusive em decorrência de solicitação do usuário para eliminação de seus dados ou revogação de seu consentimento. No entanto, pode o IBDEE precisar manter os dados pessoais por período superior, nos termos do art. 16 da Lei Geral de Proteção de Dados, para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; transferência a terceiro, respeitados os requisitos de tratamento de dados dispostos na mesma lei; ou para seu uso exclusivo, vedado seu acesso por terceiro, e desde que anonimizados os dados.
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Além dos direitos acima, você sempre poderá realizar uma requisição ou solicitação ao Encarregado de Proteção de Dados pessoais do IBDEE ou à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), bem como, se julgar pertinente, a organismos de defesa do consumidor, sobre situações que envolvam o tratamento de seus dados pessoais.
Para garantir a sua segurança e para a prevenção de fraudes, sempre que você nos dirigir um pedido relativo ao exercício de direito de titular de dados, avaliaremos seu pedido após tomarmos as medidas necessárias para confirmar a sua identidade.
Os dados a serem fornecidos ao IBDEE por vocês devem ser mais precisos e verdadeiros.
O IBDEE não é responsável pela precisão, veracidade ou falta dela nas informações prestadas por você, titular dos dados pessoais, ou pela sua desatualização, e assim sendo você deverá manter suas informações devidamente atualizadas.
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14 – Segurança de seus dados pessoais
Além de observarmos as diretrizes sobre padrões de segurança no tratamento de dados pessoais conforme previstas em lei e regulamentos aplicáveis à nossa atividade, adotamos práticas alinhadas aos padrões técnicos e regulatórios de mercado em segurança, privacidade e proteção de dados, com ações na área de tecnologia e de gestão de processos organizacionais.
Nesse sentido, implementamos diversos controles de segurança para proteger seus dados pessoais contra acessos não autorizados e a ocorrência de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito, tais como medidas de proteção física e lógica dos ativos, comunicações criptografadas, gestão de acessos, políticas internas de conformidade, dentre outras.
Além disso, restringimos o acesso aos seus dados pessoais somente por pessoas autorizadas e capacitadas para o tratamento adequado, as quais estão sujeitas a obrigações de confidencialidade e sigilo, dentre outras afins.
15 – Transferência internacional
Os dados coletados serão armazenados no Brasil, bem como em ambiente de uso de recursos ou servidores na nuvem (cloud computing), o que pode ensejar, neste último caso, transferência ou processamento dos dados fora do Brasil. Nesse caso, em obediência aos ditames da LGPD, providenciamos para que medidas adequadas de proteção de dados sejam aplicadas durante o processo da transferência dos dados pessoais, implementando controles alinhados a padrões técnicos e regulatórios de mercado em segurança, privacidade e proteção de dados, aptos a proteger seus dados pessoais.
Sempre que houver transferência internacional de dados pessoais, conforme mencionado acima, tomaremos as medidas razoavelmente necessárias para garantir que são implementadas as medidas de segurança adequadas para proteger as suas informações pessoais
16 – Encarregado de Dados
Se você deseja apresentar sugestões ou reclamações, fazer solicitações ou obter esclarecimentos relacionados a esta Política de Privacidade ou caso queira exercer seus direitos de titular de dados pessoais, entre em contato com o nosso Encarregado de Proteção de Dados (também conhecido como Data Protection Officer ou, simplesmente, “DPO”), que atua como canal de comunicação entre os titulares dos dados, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e o IBDEE:
DPO do IBDEE:
Nome: Hissa & Galamba Advogados
Representante: Carmina Hissa
E-mail de contato: dpo@ibdee.org.br
17 – Canais de Atendimento sobre privacidade e proteção de dados.
Em caso de sugestões, dúvidas, reclamações ou solicitações relacionadas a esta Política de Privacidade ou caso queira exercer os direitos relacionados aos seus dados pessoais, entre em contato com o Encarregado do IBDEE por meio do e-mail dpo@ibdee.org.br.
18 – Comunicação
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19 – Lei Aplicável e Foro
Esta Política será interpretada segundo a legislação brasileira, no idioma português, sendo eleito o foro do domicílio do usuário em território nacional para dirimir qualquer controvérsia que envolva este documento, salvo ressalva específica de competência pessoal, territorial ou funcional pela legislação aplicável.
Caso você não possua domicílio no Brasil, e em razão dos serviços oferecidos pelo IBDEE a partir do território nacional, ficará submetido à legislação brasileira.
20 – Atualização desta Política
O IBDEE se reserva o direito de alterar esta Política de Privacidade sempre que entender necessário, seja visando ao cumprimento de requisitos legais e regulamentares que venham a surgir, seja visando a fornecer a você mais segurança, conveniência e melhoria na sua experiência, seja, ainda, para satisfazer novas necessidades do Instituto.
DO SITE DO INSTITUTO BRASILEIRO DE DIREITO E ÉTICA EMPRESARIAL – IBDEE
Data da última atualização: 09/03/2022
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Se você tiver alguma dúvida sobre nossas políticas entre em contato com o nosso encarregado no endereço abaixo:
Encarregado de Proteção de Dados (DPO – Data Protection Office)
Escritório: Hissa & Galamba Advogados
Contato: Carmina Hissa
Email: dpo@ibdee.org.br
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Se o IBDEE enviar mensagens de publicidade eletrônica de forma permitida pela lei aplicável, você poderá, a qualquer momento, retirar o seu consentimento ou declarar a sua recusa, sem custos adicionais.
Além dos direitos acima, você sempre poderá realizar uma requisição ou solicitação ao Encarregado de Proteção de Dados pessoais do IBDEE ou à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), bem como, se julgar pertinente, a organismos de defesa do consumidor, sobre situações que envolvam o tratamento de seus dados pessoais.
Para garantir a sua segurança e para a prevenção de fraudes, sempre que você nos dirigir um pedido relativo ao exercício de direito de titular de dados, avaliaremos seu pedido após tomarmos as medidas necessárias para confirmar a sua identidade.
Se você tiver alguma dúvida ou quiser solicitar alguns dos seus direitos entre em contato com o nosso encarregado no endereço abaixo:
Encarregado de Proteção de Dados (DPO – Data Protection Office)
Escritório: Hissa & Galamba Advogados
Contato: Carmina Hissa
Email: dpo@ibdee.org.br