Sobre o Curso

O Curso Internacional de Business and Compliance, composto por aulas expositivas e debates, foi desenvolvido pelo IBDEE em parceria com a Life at Campus cuja primeira e bem sucedida experiência ocorreu em maio de 2016 na Barry University, localizada na cidade de Miami.

Em 2017, mais precisamente entre os dias 10 e 14 de abril, o Curso Internacional de Business and Compliance será ministrado na University of Central Florida, a 2ª maior universidade americana, cujo extenso e moderno campus propiciará aos participantes uma experiência universitária única.

O Curso Internacional de Business and Compliance continuará a tratar de temas relevantes para a aplicação e desenvolvimento do compliance no Brasil e, para tanto, contará com a experiência norte americana sobre o assunto. Além da análise de normas americanas, como por exemplo o FCPA, serão abordados temas de grande relevância, como a importância da ética empresarial para o desenvolvimento do Brasil, o funcionamento do Poder Judiciário norte-americano e a estruturação de um programa de integridade eficiente.

A Lei Anticorrupção, introduzida recentemente no Direito brasileiro e alvo de inúmeros e acalorados debates, novamente será abordada no curso.

Paralelamente às aulas expositivas e aos debates, que também abordarão casos práticos, o Curso Internacional de Business and Compliance organizará atividades extracurriculares, como a visita a um prestigioso escritório de advocacia norte-americano, assim como ocorreu na primeira turma.

As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas, por isso corra e garanta o seu lugar. Em breve confirmaremos os nomes dos palestrantes bem como o escritório cuja visita será realizada.

Programação

DATAHORÁRIOATIVIDADETÓPICOPROFESSOR
10 de Abril9:00am - 12:00pmAula expositivaA importância da ética empresarial para a construção de um novo paísMARCO TULIO ZANINI
12:00pm - 1:00pmAlmoço
1:00 pm – 2:30 pmOpcionalVisita guiada ao Campus
11 de Abril9:00am - 12:00pmAula expositivaFCPA, Bribery Act, SOx, Acordo de Leniência (DOJ e SEC), funcionamento da Justiça Americana e obtenção do BARJACQUELINE M. ARANGO
12:00pm - 1:00pmAlmoço
1:00pm - 3:00pmExercício práticoFormação de grupos discussões de temas polêmicos
12 de Abril9:00am - 12:00pmAula expositivaEstruturação de um programa de integridade eficienteGONZALO ALBERTO GAYOSO
12:00pm - 1:00pmAlmoço
1:00pm - 3:00pmFórum/DebateCasos práticosCÉSAR CAPUTO GUIMARÃES
13 de Abril9:00am - 10:30pmAula expositivaAspectos relevantes do compliance no BrasilMARCOS SÉRGIO RIBEIRO
10:30 am – 12:00 pmAula expositivaPanorama da Lei Anticorrupção e os riscos da corrupção para o desenvolvimento do paísGUSTAVO MARINHO DE CARVALHO
12:00 pm – 1:00 pmAlmoço
2:00 pm – 4:00 pmVisita
14 de Abril9:00 am – 10:30 pmAula expositivaCriminal ComplianceALESSANDRA GONSALES
10:30 am – 12:00 pmAula expositivaFinance Compliance
12:00 pm – 12:30 pmEncerramentoEntrega dos certificados
12:30 pm – 2:00 pmAlmoço

10 de Abril
9:00am – 12:00pm – Aula expositiva
A importância da ética empresarial para a construção de um novo país

………………….

12:00pm – 1:00pm
Almoço

………………….

1:00 pm – 2:30 pm – Opcional
Visita guiada ao Campus

11 de Abril
9:00am – 12:00pm – Aula expositiva
FCPA, Bribery Act, SOx, Acordo de Leniência (DOJ e SEC), funcionamento da Justiça Americana e obtenção do BAR

………………….

12:00pm – 1:00pm
Almoço

………………….

1:00pm – 3:00pm – Exercício prático
Formação de grupos discussões de temas polêmicos

12 de Abril
9:00am – 12:00pm -Aula expositiva
Estruturação de um programa de integridade eficiente

………………….

12:00pm – 1:00pm
Almoço

………………….

2:00pm – 4:30pm – Fórum/Debate
Casos práticos

13 de Abril
9:00am – 10:30pm – Aula expositiva
Aspectos relevantes do compliance no Brasil

………………….

10:30 am – 12:00 pm – Aula expositiva
Panorama da Lei Anticorrupção e os riscos da corrupção para o desenvolvimento do país

………………….

12:00 pm – 1:00 pm
Almoço

………………….

2:00 pm – 4:00 pm
Visita

14 de Abril
9:00 am – 10:30 pm – Aula expositiva
Criminal Compliance

………………….

10:30 am – 12:00 pm – Aula expositiva
Finance Compliance

………………….

12:00 pm – 12:30 pm – Encerramento
Entrega dos certificados

………………….

12:30 pm – 2:00 pm
Almoço

Corpo Docente

• GONZALO ALBERTO GAYOSO

Advogado, com 20 anos de experiência perante os Tribunais Estaduais e Federais do Estado da Flórida. Juris Doctor da University of Miami e Mestre em Justiça Criminal pela Florida Internation University. Membro desde 1990 do Florida Bar, com atuação nos distritos do Sul, Norte e Central dos Tribunais do U.S. District Courts of Florida. Advogado atuante perante a Suprema Corte dos Estados Unidos. De 2006 a 2008, atuou perante o Comitê de Regras da Corte de Apelação da Flórida. Nos anos de 1994, 2001 e 2007, recebeu o “Prêmio de Atendimento Excepcional Pro Bono“.

• MARCO TULIO ZANINI

Doutor em Gestão Empresarial pela Universidade de Magdeburg na Alemanha. É consultor de empresas, professor de Liderança, Ética Empresarial e Gestão Estratégica de Pessoas da EBAPE/FGV, pioneiro no Brasil nos estudos sobre Confiança e Liderança nas Organizações. Colunista do Jornal Valor Econômico desde 2010, eleito pela ABTD Personalidade de RH do Ano em 2013; atuou com palestrante convidado para o Fórum HSM de Liderança e Estratégia em 2014. Participa como membro do conselho de ética em empresas privadas. Sócio fundador da Symbállein, empresa especializada no diagnostico estratégico da cultura e ativos intangíveis organizacionais. Tem projetos desenvolvidos em várias empresas de grande porte no Brasil e no exterior. É professor associado da Georgetown University (EUA) e da ESADE (Espanha). Professor visitante da Universidade de Magdeburg (Alemanha). Foi professor da Fundação Dom Cabral de 2006 a 2011, atualmente professor convidado. Trabalha como consultor para diversas empresas de grande porte no Brasil e no exterior. Publicou como autor e organizador os livros no Brasil: Liderança baseada em Valores (2009), Confiança – O Principal Ativo Intangível de uma Empresa (2007 e 2016), Gestão Integrada de Ativos Intangíveis (2009 e 2016), Excelência em Gestão Pública (2015), A Ponta da Lança (2014); na Alemanha Trust within Organizations of the New Economy – A Cross Industrial Study (2007).

• GUSTAVO MARINHO DE CARVALHO

Advogado, Mestre e Doutorando em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Direito Administrativo e Financeiro pela Universidad de Salamanca (Espanha). Especialista em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Membro da Red Iberoamericana de Contratación Pública – Espanha. Diretor de Comunicações do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial (IBDEE).

• MARCOS SÉRGIO RIBEIRO

Advogado. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro com Especialização em Direito Penal pela Universidad de Salamanca (Espanha). Pós-graduado em Direito Penal e Econômico Europeu pela Universidade de Coimbra (Portugal) em associação com o IBCCRIM. Experiência profissional como sócio no escritório João Mestieri Advogados Associados, como Superintendente Jurídico responsável pela gestão do contencioso penal na Construtora OAS S.A. e atualmente como sócio no escritório Carvalho Costa & Ribeiro Advogados. Cursou Business & Compliance na Barry University, Compliance Immersion e Workshop de Investigações de Compliance, ambos na LEC, além de Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas e Governança Corporativa e Compliance, ambos no INSPER.

• JACQUELINE M. ARANGO

Advogada, com grande experiência na área criminal e civil, possui atuação destacada em causas relacionadas a Falsos Ato de Reclamações (FCA), Lei de Sigilo Bancário (BSA) e Foreign Corrupt Practices Act (FCPA). Ex-Procuradora dos Estados Unidos. Durante o período em que ocupou este cargo, foi nomeada Vice-Chefe da Seção de Corrupção Pública e Segurança Nacional, onde supervisionou casos de corrupção pública e de direitos civis, que incluíam a investigação e o julgamento de autoridades federais, estaduais e locais, como policiais, agentes, superintendentes de prisões, juízes ou outros funcionários públicos por suborno, conflito de interesses, desvio de fundos, extorsão e outros delitos conexos. Também atuou em casos que envolviam terrorismo internacional e nacional. Na mesma Procuradoria, atuou na área de narcóticos e supervisionou investigações relacionadas ao tráfico de drogas e investigações de lavagem de dinheiro. Atuou também em casos de tráfico de tecnologia sensível envolvendo a Lei de Controle de Exportação de Armas (AECA), o Regulamento de Tráfico Internacional de Armas (ITAR), o Regulamento de Administração de Exportação (EAR) Ex-Conselheira do Subcomitê das Nações Unidas para a elaboração de resolução destinada a fortalecer a cooperação internacional para a redução da proliferação de armas pequenas e ligeiras.

• ALESSANDRA GONSALES

Advogada. Especialista em implantação de políticas anticorrupção e de lavagem de dinheiro, tem ampla experiência em compliance e direito corporativo, participando ativamente das principais discussões sobre os temas no Brasil. Graduada em Direito, pós-graduada em Direito Empresarial e mestre em Direito Comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), tendo conduzido suas pesquisas na Universidade de Harvard (EUA). Alessandra também tem MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É professora e coordenadora de Cursos de Compliance da LEC – Legal, Ethics and Compliance e professora dos cursos de pós-graduação da FGV do Rio de Janeiro e da Faculdade de Direito de Vitória (FDV), no Espírito Santo. Responsável pela organização do Congresso Internacional de Compliance, maior evento sobre o tema no Brasil. Membro do Comitê de Compliance do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP). Sócia fundadora da LEC – Legal, Ethics and Compliance, revista brasileira e escola de negócios com especialidade em compliance. Palestrante, conferencista e escritora de artigos para imprensa local e internacional. Autora e coordenadora do livro “Compliance – A Nova Regra do Jogo” (LEC, 2016). Participação nos livros “Compliance na Saúde: presente e futuro de um mercado em busca da auto-regulamentação” (Criarmed, 2016) e “Lei Anticorrupção e Temas de Compliance” (Juspodivm, 2017).

• CÉSAR CAPUTO GUIMARÃES

Advogado, sócio da César Caputo Sociedade de Advogados, especializado em Direito Público com ênfase em advocacia municipal pela UFRGS, e em Introdução ao Sistema Jurídico Norte Americano pela Washington University (St. Louis, EUA). Desenvolveu e implantou programas de integridade, Códigos de Ética e Criminal Compliance como Coordenador da Assessoria Técnica da Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social do Estado do Rio Grande do Sul e Coordenador da Assessoria de Informação e Gestão da FASE. Atuou como Coordenador Jurídico da Quarta Secretaria do Senado Federal (Brasília, DF) no Gabinete do Senador Sérgio Zambiasi. Foi responsável jurídico pelo consórcio de pequenos municípios para captação de recursos internacionais em parceria com a Caixa Econômica Federal e o BID e Legal Leader do Projex Libya. Participou da Canton International Fair (Ghaungzhou, China), além do Congresso Mundial de Planejadores Públicos (Canadian Institute of Planners), do Congresso Planners For Tomorrow (University of British Columbia) e do World Urban Forum, 2006 da ONU, todos em Vancouver, Canadá. Entre 2013 e 2015 foi Presidente da Comissão Especial de Implementação da TV OAB e Vice Presidente da Comissão Especial de Mercado de Capitais do Conselho Federal da OAB.

Clique para baixar a cartilha do curso

As despesas de viagem não estão incluídas no programa e deverão ser reservadas pelos próprios participantes com sua agência de preferência. Para aqueles que desejarem mais informações sobre passagens, hospedagem, dicas de viagens, etc e não tiverem uma agência, sugerimos a Ribeiro Viagens, especialista em Orlando.

Tatiana Ribeiro | +55 21 99266-3642 | taticribeiro@gmail.com
Skype : tatianacavalcantiribeiro

Realização

Apoio